Notícias - 26/07/2012

Encantado relembra os 18 anos de Gemellaggio com Valdastico

Clique para ampliar
Anapaula Gotardi entregou uma homenagem ao escritor Gino Ferri
Uma homenagem aos 18 anos do Gemellaggio entre Encantado e Valdastico, na província de Vicenza na Itália, marcou o encerramento da XX Settimana dell’Imigrazione Italiana nesta quarta-feira (25), na Casa de Cultura. O escritor e historiador encantadense Gino Ferri foi surpreendido com uma homenagem pelos anos de dedicação que resultaram na irmandade das duas cidades.

Em 1991, Ferri era vereador e propôs o projeto de lei que instituiu o Gemellaggio. Somente no dia 23 de julho de 1994, foi efetivamente instalado o pacto entre as duas cidades, sendo selado com a visita de uma comitiva, liderada pelo prefeito de Valdastico Giorgio Slaviero, ao município. Dois anos mais tarde, Gino Ferri relatou a pesquisa e as conquistas em seu livro Gemellaggio: Encantado-Valdastico. Atualmente, todos os documentos e registros do processo podem ser vistos no Memorial Gino Ferri, um dos locais que integram o passeio turístico Roteiro Encantado.

A secretária da Juventude, Desporto e Turismo, Anapaula Gotardi, entregou ao historiador uma placa em louvor pela dedicação. Segundo ela, “é com muita satisfação e orgulho para o povo de Encantado que estamos homenageando o sagaz historiador e escritor que lutou pelo resgate do legado dos imigrantes e transformou em irmandade os laços entre Brasil e Itália”.

Emocionado, Gino Ferri agradeceu a homenagem e se declarou surpreso e muito feliz com a honraria recebida. O grupo de canto Le Nostre Radize encerrou a cerimônia com músicas italianas. Em seguida, a Casa de Cultura ofereceu aos presentes um pouco da gastronomia italiana a fim de confraternizar.
 
Corais de Encantado encantam público
De segunda a quarta-feira, os grupos da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) recepcionaram os visitantes do Centro Administrativo vestidos com trajes típicos italianos, relembrando o dialeto vêneto, os jogos de cartas e as cantorias, numa espécie de “cantina” montada no hall. Para homenagear a cultura italiana no município, o Coral Municipal se apresentou segunda-feira, incluindo no repertório algumas peças em italiano.

Terça-feira foi a vez do Coral Vida e Canto, da AABB, emocionar os visitantes do Centro Administrativo, com diversas canções italianas e que animaram o público. O Coral São Carlos, de Jacarezinho, fez uma apresentação, quarta-feira, com todas as músicas no dialeto vêneto, homenageando inclusive a passagem do Dia do Colono e Motorista. “Feliz o povo que tem história pra relembrar e que pode compartilhar momentos como os vividos durante a 20ª Semana Italiana, estamos todos muito felizes”, resume Anapaula Gotardi.
 
 
 

Confira mais fotos

Baixar as fotos