Uma homenagem aos 18 anos do Gemellaggio entre Encantado e Valdastico, na província de Vicenza na Itália, marcou o encerramento da XX Settimana dell’Imigrazione Italiana nesta quarta-feira (25), na Casa de Cultura. O escritor e historiador encantadense Gino Ferri foi surpreendido com uma homenagem pelos anos de dedicação que resultaram na irmandade das duas cidades.
Em 1991, Ferri era vereador e propôs o projeto de lei que instituiu o Gemellaggio. Somente no dia 23 de julho de 1994, foi efetivamente instalado o pacto entre as duas cidades, sendo selado com a visita de uma comitiva, liderada pelo prefeito de Valdastico Giorgio Slaviero, ao município. Dois anos mais tarde, Gino Ferri relatou a pesquisa e as conquistas em seu livro Gemellaggio: Encantado-Valdastico. Atualmente, todos os documentos e registros do processo podem ser vistos no Memorial Gino Ferri, um dos locais que integram o passeio turístico Roteiro Encantado.
A secretária da Juventude, Desporto e Turismo, Anapaula Gotardi, entregou ao historiador uma placa em louvor pela dedicação. Segundo ela, “é com muita satisfação e orgulho para o povo de Encantado que estamos homenageando o sagaz historiador e escritor que lutou pelo resgate do legado dos imigrantes e transformou em irmandade os laços entre Brasil e Itália”.
Emocionado, Gino Ferri agradeceu a homenagem e se declarou surpreso e muito feliz com a honraria recebida. O grupo de canto Le Nostre Radize encerrou a cerimônia com músicas italianas. Em seguida, a Casa de Cultura ofereceu aos presentes um pouco da gastronomia italiana a fim de confraternizar.
Corais de Encantado encantam público
De segunda a quarta-feira, os grupos da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) recepcionaram os visitantes do Centro Administrativo vestidos com trajes típicos italianos, relembrando o dialeto vêneto, os jogos de cartas e as cantorias, numa espécie de “cantina” montada no hall. Para homenagear a cultura italiana no município, o Coral Municipal se apresentou segunda-feira, incluindo no repertório algumas peças em italiano.
Terça-feira foi a vez do Coral Vida e Canto, da AABB, emocionar os visitantes do Centro Administrativo, com diversas canções italianas e que animaram o público. O Coral São Carlos, de Jacarezinho, fez uma apresentação, quarta-feira, com todas as músicas no dialeto vêneto, homenageando inclusive a passagem do Dia do Colono e Motorista. “Feliz o povo que tem história pra relembrar e que pode compartilhar momentos como os vividos durante a 20ª Semana Italiana, estamos todos muito felizes”, resume Anapaula Gotardi.
Notícias - 26/07/2012
Encantado relembra os 18 anos de Gemellaggio com Valdastico
Clique para ampliar
Anapaula Gotardi entregou uma homenagem ao escritor Gino Ferri