Notícias - 17/06/2013

Suinofest 2013 bate recordes em mais uma edição histórica

Clique para ampliar
Público brindou recorde com a comissão organizadora
Público de 9,5 mil pessoas visitou a gastronomia e 40 mil visitantes circularam no Festival de Compras e área externa

Os dois últimos finais de semana renderam à Suinofest mais um recorde de público. Somente no Salão Gastronômico, 9,5 mil visitantes adentraram o ambiente. Um novo recorde também foi batido no sábado à noite, dia 15, quando um público de 2,3 mil pessoas fez fila para comer e beber em uma das melhores festas gastronômicas do Estado. Na parte externa, constituída pelo Festival de Compras e pelo Espaço Cultural, 40 mil visitantes prestigiaram as atrações.

Conforme o coordenador de gastronomia, Cláudio Pivatto, foi consumida 1,6 tonelada de Leitão a Encantado; 1,9 mil quilos de carne suína; 400 quilos de embutidos; 1,1 tonelada de queijo; dois mil quilos de polenta; mais de sete mil unidades de pastel com recheio de carne suína, uma das novidades nesta edição; 17 mil unidades de picolés e sorvetes, e mais de seis mil litros de vinhos, espumantes, refrigerantes e sucos.

O presidente da festa, Thiago Fachinetto, mais uma vez, ressaltou que a Suinofest, com o público recorde, se caracteriza como a festa da gastronomia, da alegria e da família. Disse que o sucesso de visitas se deve às pessoas que vem à festa e também a aquelas que trabalham para a sua realização. “É por isso que a Suinofest é a festa da família, porque envolve todas as idades, todos os públicos.”

Fachinetto agradeceu à comissão organizadora pelo empenho antes, durante e após o evento. Também enalteceu a equipe de divulgação e marketing, coordenada por Kleber Eccher, a de gastronomia, e destacou a atuação exemplar da comunidade de Jacarezinho, que atua no preparo dos pratos, aos patrocinadores, às empresas expositoras, e aos poderes Executivo e Legislativo.

Ele, que durante cinco anos esteve nos bastidores da festa atuando como coordenador da gastronomia, avalia a experiência de presidente como positiva e gratificante. “Não existem palavras para descrever a emoção que é fazer parte de um evento desta magnitude. Só nos resta agradecer a todos e esperar por 2014.”

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medeiros, o público recorde de 9,5 mil pessoas na gastronomia e 40 mil na parte externa é justificado pela organização do evento. Fez eco à manifestação de Fachinetto, enaltecendo o empenho de todos e também disse que a Suinofest é um evento que cresce com a comunidade. “Além de apresentar recordes em cada edição, também cresce fora do Parque João Batista Marchese, pois o comércio recebe visitantes e consumidores, os hotéis ganham público, enfim, tudo muda e é fomentado com a Suinofest.”

Outro destaque mencionado por Fachinetto e Medeiros é a figura do mascote Buti que, a cada ano, ganha mais prestígio. “Com certeza ele está se consolidando como o melhor mascote do Rio Grande do Sul”, afirma Medeiros. Eles também ressaltam que só a Suinofest consegue ser um evento único, reunindo quatro eixos temáticos: gastronomia, eventos técnicos, festival e compras e turismo. “Estes são os segredos de um evento completo”, completa Fachinetto.


Presidente de 2014
O nome do produtor rural Admir Lorenzon (60) foi anunciado como o presidente da 13ª Suinofest, que ocorre em 2014. Lorenzon é diretor de Agronegócios da Aci-e e, por residir no Bairro Jacarezinho, todos os anos auxilia a comunidade no preparo dos pratos na gastronomia.

Convidado por Fachinetto e por Medeiros, aceitou o desafio de ser o próximo a presidir a Suinofest. Conhecedor da responsabilidade que tem o cargo, espera que a qualidade do evento seja mantida, levando em consideração a competente equipe de trabalho envolvida na organização. “Nosso maior desafio será manter esse êxito em 2014, não perdendo a qualidade, para bem receber os visitantes no Salão Gastronômico.”

Além do anúncio do novo presidente, no encerramento da Suinofest o vice-prefeito, José Calvi, comunicou a liberação de verba para o início da pavimentação asfáltica da Estrada dos Imigrantes até o acesso à Lagoa da Garibaldi, que passa defronte ao Parque Municipal João Batista Marchese, local onde ocorre a festa gastronômica. O comunicado foi feito com a presença do secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, responsável pela destinação dos recursos.


Festa da alegria e da família
O bordão foi bastante utilizado pelo presidente Thiago Fachinetto e, na prática, foi realidade. O casal Adenir e Rosangela Tomasi reuniram os filhos gêmeos Lucas e Artur (18) e o caçula Mateus (6), saíram de Progresso e prestigiaram a Suinofest.

A família esteve reunida no sábado, quando se deliciou com os cortes de carne suína, polenta e vinho. Todos os anos eles participam do evento que, para eles, reúne comida boa e diversão. “A gente adora vir pra cá. É uma delícia e muito divertido.”


Para divulgar e alavancar marcas
A participação das empresas no Salão Gastronômico é também uma oportunidade para divulgarem suas marcas e produtos. E foi isso o que aconteceu com a empresa de biscoitos Quitanda. Com apenas duas semanas no mercado, já cativou consumidores e projetou clientes.

O estande montado na gastronomia levou os sócios Felipe Bergamaschi, Paulo Oliveira, Ricardo Bagatini e Juliano Frozza a já projetar clientes para a nova empresa. De acordo com Oliveira, foram distribuídas dez mil amostras de biscoitos durante os dois finais de semana da Suinofest. “Aqui o fluxo de pessoas é muito intenso, foi um acerto participar da festa. Conseguimos uma excelente aceitação e divulgação”, diz.


Festival atrai 40 mil pessoas
A mudança de nomenclatura e de leiaute rendeu ao Festival de Compras a visita de um público de 40 mil visitantes. Este foi o número de pessoas que visitou a parte externa da Suinofest neste ano.

Conforme o diretor comercial da Lume Eventos, Daniel Aires, que organiza o festival, essa mudança veio para ficar. “É a marca que o evento precisava. Após sete anos de dedicação, conseguimos atingir um leiaute e uma estrutura que está sendo elogiada por todos.”

Ele frisa a parceria com o Poder Público para o sucesso da feira e também para a realização das atrações junto ao Espaço Cultural que, neste ano, foi ampliado para receber as atrações que vieram para ficar como o SuinoKids, em que o mascote Buti foi para o banho; e o Fashion Show, desfile de moda que atraiu mais de duas mil pessoas.

Com três anos de existência, a Eletromais foi uma das cem empresas expositoras no festival. Os sócios-proprietários Marciano Rufatto e Graciano Piccinini exibem o portfólio de negócios na Suinofest. Para a dupla, a exposição é bastante válida para a prospecção de negócios. “E uma ótima divulgação, pois já conseguimos vários clientes durante a semana, depois que alguns visitaram o estande aqui”, comenta Rufatto.

Com o espaço no festival, eles alavancaram as vendas de aquecedores solares, piscinas, lareiras, calefatores, lustres e luminárias. “Vale muito a pena, é muito eficiente e com um retorno mais rápido.”


Desfile surpreende o público no Espaço Cultural da Suinofest
Um dos sucessos absolutos da Suinofest neste ano foi o evento inédito – e que volta em 2014 – o Suinofest Fashion Show, realizado no sábado. Mais de duas mil pessoas lotaram o Espaço Cultural para ver de perto as celebridades convidadas: a Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, e o ex-BBB12 e Mister Brasil 2010, Jonas Sulzbach.

Além deles, também subiram à passarela outros 21 modelos da região e de Porto Alegre, além do mascote, e agora também modelo, Buti. O porquinho desfilou e também tomou dos braços de Jonas e miss Gabriela, que foi surpreendida pelo mascote com um buque de rosas vermelhas.

Apesar de ser de Lajeado, Jonas esteve em Encantado pela primeira vez e disse ficar bastante surpreso com a recepção do público. “Foi uma vibração muito positiva, foi surpreendente.” Na avaliação do ex-BBB, o evento superou as expectativas. “Foi um super-desfile.” Após o evento de moda, ele e a miss visitaram o Salão Gastronômico, onde provaram o cardápio e também interagiram como público.


Fotos: Juremir Versetti, Carina Marques e Eliane A. Fachinetto

Confira mais fotos

Baixar as fotos